A COMICIDADE DO MISERÁVEL EM ARIANO SUASSUNA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2018v1n1ID15004Resumen
Propomos no artigo uma leitura da comicidade na obra de ArianoSuassuna, construída particularmente a partir da representação do miserável do
sertão nordestino. Menos distante do que a tradição crítica supõe, a comicidade
se aproxima do referencial trágico inerente à vida sofrida do sertanejo, ponto
fulcral do teatro de Suassuna, e é justamente a partir de uma ideia de
sobrevivência que o dramaturgo elabora seus principais dispositivos cômicos,
marcando dessa forma a ‘prova dos nove’ da existência. Para tanto, duas obras
serão tomadas como exemplos e referências para o argumento do texto: O auto
da compadecida, peça que consagrou o dramaturgo, e Farsa da boa preguiça,
escrita em 1960 e encenada em 1961, pouco tempo depois do sucesso da
primeira
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).