EM ALGUM LUGAR NA HISTÓRIA
A CENA TEATRAL CONSTRUÍDA POR IONE DE MEDEIROS E SUA RELAÇÃO COM AS QUESTÕES DE GÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2595-4024.2023v6n2ID31528Resumen
O artigo discute as questões de gênero que pensamos existir na cena teatral mineira, assim, analisamos aqui a trajetória da Diretora Ione de Medeiros, co-fundadora do Grupo Oficcina Multimédia de Belo Horizonte, além de analisarmos também o espetáculo Bom Dia Missislifi (1995), com concepção e direção de Ione. Para fazermos essa fricção quanto à questão de gênero, partimos da fala da própria diretora, quanto às questões enfrentadas por ela no começo de sua trajetória, suas dificuldades em conseguir uma aceitação do meio, a falta de compreensão quanto ao que se propunha fazer e levar para cena, a desconfiança pelo fato de ser mulher. Para solidificar essa discussão, e friccionar ainda mais o assunto, nos valemos dos pensamentos de Judith Butler, contidos no livro Problemas de Gênero: feminismo e subversão de identidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Alberto Ferreira da Rocha Junior, Osmar Vanio Fernandes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).