RÊVE ENSEMBLE, NOURRITURE PARTAGÉE

THÉÂTRE COMMUNAUTAIRE EN ARGENTINE ET AU BRÉSIL

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2024v7n1ID36400

Résumé

L'article propose une réflexion sur le concept de théâtre communautaire au Brésil dans une perspective comparative entre le soi-disant théâtre de voisinage né en Argentine et certaines pratiques brésiliennes, spécifiquement le travail de deux groupes théâtraux cariocas, la Cia Marginal et le Collectif Bonobando, afin de percevoir les rapprochements et les distances entre les poétiques, les processus et les procédures artistiques observés ici et là, ainsi que les relations que ces groupes tissent entre l'art et la politique, le corps et le territoire.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Luciana Mitkiewicz de Souza, Unicamp (doutorado)/ Bonecas Quebradas Teatro (grupo de pesquisa e trabalho artístico)

Fundadora da Bonecas Quebradas Produções Artísticas (https://www.bonecasquebradas.com.br), atuou como professora do curso de Licenciatura em Teatro e da pós-graduação em Artes Cênicas na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/ 2003), Mestre em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio/ 2007) e Doutora em Artes da Cena da Unicamp (Unicamp/ 2018), é diretora de projetos e atriz na Bonecas Quebradas Teatro. Pesquisa o tema da Imaginação em processos colaborativos de criação em teatro. Tem experiência nas área de Artes Cênicas, com ênfase nos temas: produção cultural, história do teatro, processos colaborativos de criação, atuação e dramaturgia. Na Bonecas Quebradas Produções Artísticas, cria e desenvolve projetos culturais em teatro feminista. Dentre suas realizações, destacam-se: O Chá (2007-2008), As Polacas - Flores do Lodo (2011-2013), Bonecas Quebradas (2014-2016), Desmontando Bonecas Quebradas (2017-2019), Tiro suas Camadas de esmalte (radiodrama - 2022) e Memórias de uma Manicure (2023). Atua como captadora de recursos por meio da inscrição de projetos em leis de incentivo e editais de cultura, e já recebeu premiações, como o Rumos Itaú Cultural, em 2014, e o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz (2012), além de patrocínio de instituições e empresas, como SESC, SESI, CCBB, Ourocap e Eletrobras S.A. Apresentou-se em diversos estados e cidades do Brasil, e no exterior, em cidades como Londres, Nápoles, Rende e Roma. Foi Gestora Nacional dos cursos de História, Geografia, Letras e Teatro na Yduqs (mantenedora da UNESA, entre outras instituições de ensino) e parecerista de projetos culturais inscritos na Lei Rouanet (MinC/ Funarte) e no Prêmio de incentivo à Arte e à Cultura da FCP (Pará). Recentemente, começou a atuar como roteirista para o audiovisual, desenvolvendo o piloto da série Memórias de uma Manicure. (Texto informado pelo autor)

Téléchargements

Publié-e

02-11-2024

Comment citer

MITKIEWICZ DE SOUZA, L. RÊVE ENSEMBLE, NOURRITURE PARTAGÉE: THÉÂTRE COMMUNAUTAIRE EN ARGENTINE ET AU BRÉSIL. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 172–191, 2024. DOI: 10.21680/2595-4024.2024v7n1ID36400. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/36400. Acesso em: 21 nov. 2024.