Editorial

Artistes autistes et création contemporaine

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2025v8n2ID42372

Résumé

Apresentação do Dossiê Artistas Autistas e Criação Contemporânea pelas pessoas organizadoras.

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Bibliographies de l'auteur-e

Adriano Moraes de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Diplômé en arts du spectacle (UEL), master en théâtre (PPGAC-UDESC), doctorat en éducation (PPGE-UFPEL). Professeur au département des arts du Centre des sciences humaines, des lettres et des arts (CCHLA) de l'Université fédérale du Rio Grande do Norte (UFRN). Responsable du Centre d'études et de recherches en arts scéniques (NACE). Coordinateur du Laboratoire de recherche et de théâtre expérimental (LaTEP). Rédacteur en chef de Manzuá - Revista de Pesquisa em Artes Cênicas. Professeur du Programme de troisième cycle en arts scéniques (PPGArC-UFRN) et de la licence en théâtre de l'UFRN.

Tania Alice, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Tania Alice é professora titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e bolsista de Produtividade em Pesquisa do Cnpq desde 03/2023. Artista-pesquisadora, atua na Graduação e na Pós-Graduação da Escola de Teatro e é diretora do Grupo de Pesquisa "Práticas Performativas Contemporâneas" (UNIRIO/UFRJ/CNPq) e do Coletivo "Performers sem Fronteiras". Há mais de 15 anos, sua pesquisa artística em performance versa sobre modalidades da performance como produção de saúde mental, arte relacional como revolução dos afetos, poéticas do cuidado e projetos participativos com públicos diversos.Franco-brasileira, ela possui Doutorado em Artes e dois Pós-Doutorados em Performance, na Université de Aix Marseille e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de ser formada em Somatic Experiencing (cura do trauma) e em Yoga do Riso. Ela realizou ações artísticas participativas, (entre outros,por meio do SESC), em diversas regiões do Brasil, e em outros lugares do mundo, como: Festival de Avignon/França, Teatro Nacional de Bruxelas, Nepal, México, Togo, Portugal, entre outros.F oi artista-pesquisadora convidada em instituições como a CalArts, em Los Angeles, EUA (bolsa Fulbright); a Universidade Livre da Bélgica , (cátedra de cooperação internacional); a Université de Franche-Comté (artista-pesquisadora convidada) e a Universidade da Sorbonne, França (palestrante e professora convidada em março de 2023), entre outras. Publicou diversos artigos em revistas nacionais e internacionais como "Alternatives Théâtrales", "Revista da Presença", "Urdimento", entre outros, e livros de performance, como "Performance como revolução dos afetos" (Editora Annablume, 2016), "Manual para Perfomers e não-performers - 21 ações artísticas para produzir felicidade" (Editora Multifoco, 2020), "Pourquoi la performance? Pratiques sociales, pédagogiques et thérapeutiques" (Editions La Lettre Volée, Bruxelles), "Arte Relacional no Brasil - o que se faz, o que se come" (org. com Fabiana Monsalu) e "Présence intime - Presença íntima" (com Pascale Weber, 2024).

Gabriela Canale Miola, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Docente em dedicação exclusiva do departamento de Artes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É coordenadora o Projeto de Pesquisa Laboratório de Ecoperformance" e do projeto de extensão "Arquipélaga". Membro do projeto de pesquisa "Páticas Performativas Contemporâneas" da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e do Performers sem Fronteiras.Desenvolve pesquisas artísticas e teóricas no campo das Artes Contemporâneas desde perspectivas decoloniais. Dedica-se especialmente às relações interartes entre performance, literatura, fotografia, cinema expandido e instalação. Possui formação transdisciplinar na qual estabelece conexões interartes. Possui Doutorado pelo Programa de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (USP) realizado com financiamento do Cnpq. É Mestre e especialista em Estudos Literários pela Unversidade Estadual de Londrina (UEL). É bacharel em Comunicação Social (UEL).Tem estudos complementares em Performance, História da Arte, Fotografia, Cinema, Direção de Arte e arte-educação realizados no MIS-SP, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Instituto Tomie Ohtake, Paço das Artes entre outros. Atualmente ministra as disciplinas Performance e Processos Criativos. Já ministrou as disciplinas Genealogia das Artes, Estéticas Contemporâneas, Montagem, Culturas Digitais, Curso Monográfico em Artes Visuais, Direção de Arte, Poéticas Visuais, Poéticas Visuais na América Latina, Fundamentos da América Latina, Políticas Culturais na América Latina.Teve trabalhos artísticos selecionados pelo Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, Umbral Espacio de Arte, SerPerformnce, Mostra Internacional de Videodança, Bienal de Dança, entre outros. Curadora do FRENTE - Festival Carioca de Fotografia Emergente. Também realizou a curadoria das exposições "Performances e Novas Mídias", Constelações ao Sul, Uma Fotografia é uma Opinião, CorpoPlanta, Terra Presente Ausente e Poéticas e pedagogias da Mãe Terra" e da Mostra Londrina de Cinema. Fundadora do Coletivo SIM! que desenvolve projetos de pesquisa e criação em comunidades na confluência entre Artes Visuais, Literatura, Música e Dança. O projeto foi vencedor dos editais Vai e Rumos do Itaú Cultural. Coordenou o projeto de residências artísticas Multigraphias dedicado às práticas multimedia sobre as cidades contemporâneas. O projeto recebeu mais de 100 artistas, de 10 diferentes países, em processos virtuais e presenciais de criação colaborativa. No processo percebeu as ruínas sociais e desiguais que habitam as cidades nos limites do projeto moderno ocidental. Foi quando passou a investigar artística e teoricamente as ações humanas no meio ambiente.

Publié-e

13-12-2025

Comment citer

MORAES DE OLIVEIRA, Adriano; TANIA ALICE; CANALE MIOLA, Gabriela. Editorial: Artistes autistes et création contemporaine. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 1–2, 2025. DOI: 10.21680/2595-4024.2025v8n2ID42372. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/42372. Acesso em: 24 déc. 2025.