EM EBULIÇÃO:

EM EBULIÇÃO: COMPREENSÃO SOMÁTICA DO CARNAVAL COM FREVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2595-4024.2024v7n1ID36489

Resumo

Entendendo a festa como espaço-tempo de construção e transmissão de conhecimento, apresentamos uma síntese fruto de um trajeto de pesquisa por dentro do carnaval de Olinda. Este trajeto errante acompanhou foliões que têm na cultura do frevo um modo de brincar guiados pela prática dessa dança vigorosa e pulsante. Para isso, localizamos a investigação somática como método de pesquisa e o campo da dança como área de produção de conhecimento. Apresentamos uma compreensão do carnaval de Olinda como uma expressão cultural que permite ao individuo a possibilidade de renovação energética, uma transformação psicofísica com impacto nos modos de ser e de estar. Identificamos a construção dessa renovação através de tecnologias do carnaval, que proporcionam experiências que favorecem o encontro e a transformação do organismo.

Palavras-chave: Energia, decolonial, dança, prática como pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Valéria Vicente, UFPB

Professora Associada do Departamento de Artes Cênicas da UFPB. Possui doutorado e mestrado em Artes Cênicas do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFBA e graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) . Integra o Coletivo Acervo RecorDança e Pé de Frevo. Atua como dançarina, passista e coreógrafa. Como pesquisadora de dança, dedica-se ao estudo do Frevo e Processos de Criação, mantém interface com os Estudos Culturais e decoloniais, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, história da dança, ensino da dança, frevo, videodança, espetáculos, culturas populares, cosmopercepções e práticas somáticas. É co-líder do Grupo de Pesquisa Cosmover: Dança em Perspectivas Pluriepistêmicas, desde 2019. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

02-11-2024

Como Citar

VALÉRIA VICENTE, A. EM EBULIÇÃO:: EM EBULIÇÃO: COMPREENSÃO SOMÁTICA DO CARNAVAL COM FREVO. Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 222–234, 2024. DOI: 10.21680/2595-4024.2024v7n1ID36489. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/manzua/article/view/36489. Acesso em: 7 nov. 2024.