Do sujo ao limpo: o discurso médico sobre os prédios higienicamente escolares na Paraíba (1912-1930)

Autores

  • Azemar dos Santos Soares Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Escola. Discurso médico. Prédio escolar

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar os discursos médicos sobre o processo de medicalização dos prédios das escolas e seu mobiliário que circularam nos periódicos da Paraíba nas primeiras décadas do vigésimo século. Trata-se de discursos que eram constantemente recebidos de sanitaristas da Capital Federal, adequados a realidade local e publicados nas páginas dos jornais da época. Soma-se a isso, os discursos produzidos pelos médicos sanitaristas paraibanos que intervinham diretamente nas escolas, a exemplo, de Flávio Maroja. São falas sobre a métrica das paredes, janelas e portas, degraus, iluminação e ventilação das salas, altura e largura das carteiras. Discursos problematizados, no campo da História da Educação possibilitada pela ampliação dos temas e fontes propostos pela História Cultural. Metodologicamente, analisei falas publicadas nos jornais A União, O Norte, A Imprensa, bem como, em outros periódicos que dedicaram espaço para discutir a higiene escolar. Conclui-se que esses pronunciamentos foram importantes para disciplinar os corpos dos discentes educando-os higienicamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Azemar dos Santos Soares Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor da área de Ensino de História do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre me História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em História pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Realiza pesquisas sobre a História da Educação, História da Medicalização Escolar e História da Saúde e das Doenças.

Downloads

Publicado

15-04-2018

Como Citar

SOARES JÚNIOR, A. dos S. Do sujo ao limpo: o discurso médico sobre os prédios higienicamente escolares na Paraíba (1912-1930). Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 18, n. 40, p. 139–155, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/10063. Acesso em: 24 abr. 2024.