O campo religioso em Belém do Pará: reflexões sobre o evento fundador da Igreja Assembléia de Deus no Brasil
Palavras-chave:
Assembléia de Deus, Poder Religioso, Campo Religioso, Max Weber, Pierre BourdieuResumo
Neste artigo pretendemos estudar o evento fundador da igreja Assembléia de Deus no Brasil a partir das teorias de Weber e Bourdieu sobre as relações de poder existentes entre os agentes do campo religioso.
A Igreja Assembléia de Deus, a maior denominaçáo protestante do país e o segundo maior grupo religioso do Brasil completa em 2011 seu primeiro centenário. Sua fundaçáo aconteceu a partir de uma cisáo no interior da Primeira Igreja Batista de Belém do Pará. O atrito culminaria na exclusáo de um grupo de 18 pessoas do rol de membros que em seguida criariam uma nova igreja – A Missáo da Fé Apostólica - posteriormente chamada de Assembléia de Deus.
O objetivo deste trabalho será utilizar o modelo weberiano para uma análise compreensiva das relações de poder presentes na Igreja Batista de Belém no episódio da cisáo. Também observaremos como a nova igreja nascida a partir de entáo desenvolveu suas próprias relações de poder no decorrer de seus primeiros anos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.