O campo religioso em Belém do Pará: reflexões sobre o evento fundador da Igreja Assembléia de Deus no Brasil

Autores

  • Maxwell Pinheiro Fajardo

Palavras-chave:

Assembléia de Deus, Poder Religioso, Campo Religioso, Max Weber, Pierre Bourdieu

Resumo

Neste artigo pretendemos estudar o evento fundador da igreja Assembléia de Deus no Brasil a partir das teorias de Weber e Bourdieu sobre as relações de poder existentes entre os agentes do campo religioso.     

A Igreja Assembléia de Deus, a maior denominaçáo protestante do país e o segundo maior grupo religioso do Brasil completa em 2011 seu primeiro centenário.  Sua fundaçáo aconteceu a partir de uma cisáo no interior da Primeira Igreja Batista de Belém do Pará. O atrito culminaria na exclusáo de um grupo de 18 pessoas do rol de membros que em seguida criariam uma nova igreja – A Missáo da Fé Apostólica - posteriormente chamada de Assembléia de Deus.

O objetivo deste trabalho será utilizar o modelo weberiano para uma análise compreensiva das relações de poder presentes na Igreja Batista de Belém no episódio da cisáo. Também observaremos como a nova igreja nascida a partir de entáo desenvolveu suas próprias relações de poder no decorrer de seus primeiros anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-07-2011

Como Citar

FAJARDO, M. P. O campo religioso em Belém do Pará: reflexões sobre o evento fundador da Igreja Assembléia de Deus no Brasil. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 12, n. 29, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/1023. Acesso em: 28 mar. 2024.