A Primeira Guerra Mundial em Porto Alegre e o papel da religiosidade na definição da nacionalidade
Palavras-chave:
Religiosidade, Política, NacionalidadeResumo
O presente trabalho aborda a tensa relaçáo entre os cidadáos de ascendência germânica e os demais, que náo se sentiam confortáveis com a preservaçáo de uma cultura exógena, que encontrava na religiáo luterana um ponto de reforço. Ainda mais diante de um contexto tenso, como foi o do período entre 1914 e 1918, da Primeira Guerra Mundial. Como contraponto, houve um reforço da religiáo católica, que serviu como elemento catalizador dos anseios nacionalistas, contando com o apoio do arcebispado sediado em Porto Alegre.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.