Religiosidade e religião no oeste de Santa Catarina: a crença no monge João Maria e a instituição do Catolicismo
Palavras-chave:
Monge João Maria D'Agostini, Religiosidade, Cultura cabocla, Oeste de Santa CatarinaResumo
Esta pesquisa foi desenvolvida com métodos e abordagens da História Oral e, para tanto, foram entrevistados sujeitos de cultura cabocla, residentes no oeste de Santa Catarina, cujas manifestações religiosas incluem a crença no monge Joáo Maria D’Agostini. Analisou-se essa religiosidade, conhecida como popular, e as percepções dos entrevistados acerca das transformações sofridas com a introduçáo do Catolicismo oficial, a partir da década de 1920, com colonizadores oriundos do Rio Grande do Sul e, posteriormente, com a chegada de igrejas cristás náo-católicas. Os entrevistados assimilaram os ritos oficiais sem abandonarem completamente suas antigas práticas. Na medida em que o processo colonizatório, responsável por uma série de transformações econômicas e culturais, impôs-se, os vestígios da cultura cabocla tenderam a perder-se em boa parte, ou a se confrontarem com dogmas proferidos por outras denominações cristás, gerando dúvidas e descrédito, ou ainda, a servirem como elementos de afirmaçáo.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.