As plantas e sua simbologia na arte sacra portuguesa dos Séculos XVI e XVII: um olhar sob a coleção do Museu Nacional de Machado de Castro em Coimbra.

Autores

  • Rooney Figueiredo Pinto Universidade de Coimbra

Palavras-chave:

Simbologia das Plantas. Iconografia e Iconologia. Museu Nacional de Machado de Castro

Resumo

Este artigo apresenta alguns contributos para a descodificação e interpretação das plantas representadas na coleção de pintura portuguesa dos séculos XVI e XVII, da exposição permanente do Museu Nacional de Machado de Castro em Coimbra. Para tanto, procedeu-se a utilização do método Panofsky de análise iconográfica e iconológica, resultando num mapeamento das plantas representadas em cinco pinturas da coleção. As cinco obras analisadas foram selecionadas respeitando um conjunto de critérios que possibilitassem uma leitura uniformizada, naturalmente considerando os aspectos técnico-estilísticos, mas predominando na observação o caráter simbólico-iconográfico dos elementos representados na pintura. Por fim, procedeu-se a preparação de um “quadro de síntese conceitual”, reunindo, classificando e relacionando as plantas representadas, seus significados simbólicos e as referências iconográficas e/ou bíblicas que sustentam esta interpretação como paradigmas de sua simbólica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rooney Figueiredo Pinto, Universidade de Coimbra

Doutorando em Estudos Contemporâneos pelo CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX - Universidade de Coimbra (Em andamento). Mestre em História da Arte, Património e Turismo Cultural pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Mestre em Marketing e Comunicação pela ESEC/ESTGOH. Especialista em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Licenciado em Educação Artística com Habilitação em Desenho pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN Brasil). Experiência no ensino de Artes e Comunicação Visual aplicadas ao Marketing, no curso de Administração e Marketing da Faculdade Câmara Cascudo - Estácio de Sá de Natal (Natal/RN - Brasil) e experiência no ensino de Artes para os níveis Infantil, Fundamental e Médio (Natal/RN - Brasil).

Downloads

Publicado

01-05-2017

Como Citar

PINTO, R. F. As plantas e sua simbologia na arte sacra portuguesa dos Séculos XVI e XVII: um olhar sob a coleção do Museu Nacional de Machado de Castro em Coimbra. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 17, n. 39, p. 310–332, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/10738. Acesso em: 16 abr. 2024.