Sertão de Caicó: um breve ensaio sobre homens, currais e bordados - de memórias aos novos temas para o masculino

Autores

Palavras-chave:

Etnografia. Memória. Masculino. Bordados. Seridó. Caicó.

Resumo

Este artigo é um convite a uma experiência reflexiva sobre o espaço sertanejo, especialmente, para a cidade de Caicó. É fruto de uma etnografia, ocorrida entre os anos de 2006 e 2010, e busca apresentar perspectivas nativas sobre a espaço seridoense por meio de algumas experiências estéticas nas quais os homens assumem o protagonismo – como a lida com o couro –, ou pela tensa presença masculina no universo dos bordados, um campo de atuação tradicionalmente pertencente às mulheres. A partir de uma exposição que aconteceu durante a Festa de Sant’Ana, vamos caminhar pela memória sobre uma vida que se organizava em função do Gado, pelas casas sertanejas, pela lida com o couro e por algumas reflexões sobre a participação dos homens nos bordados, uma prática comum na cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Fernanda Salves de Brito, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

É antropóloga, coordenadora do Grupo de Pesquisas Mesclas - Memória, Espaço e Culturas - e do Programa de Educação Patrimonial Massapê no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, onde é Professora Adjunta. Pesquisadora do Coletivo ASA- Artes, Saberes e Antropologias da Universidade de São Paulo, onde se doutorou em Antropologia Social.

Downloads

Publicado

01-05-2017

Como Citar

BRITO, T. F. S. de. Sertão de Caicó: um breve ensaio sobre homens, currais e bordados - de memórias aos novos temas para o masculino. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 17, n. 39, p. 58–81, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/10834. Acesso em: 26 abr. 2024.