Sertão de Caicó: um breve ensaio sobre homens, currais e bordados - de memórias aos novos temas para o masculino
Palavras-chave:
Etnografia. Memória. Masculino. Bordados. Seridó. Caicó.Resumo
Este artigo é um convite a uma experiência reflexiva sobre o espaço sertanejo, especialmente, para a cidade de Caicó. É fruto de uma etnografia, ocorrida entre os anos de 2006 e 2010, e busca apresentar perspectivas nativas sobre a espaço seridoense por meio de algumas experiências estéticas nas quais os homens assumem o protagonismo – como a lida com o couro –, ou pela tensa presença masculina no universo dos bordados, um campo de atuação tradicionalmente pertencente às mulheres. A partir de uma exposição que aconteceu durante a Festa de Sant’Ana, vamos caminhar pela memória sobre uma vida que se organizava em função do Gado, pelas casas sertanejas, pela lida com o couro e por algumas reflexões sobre a participação dos homens nos bordados, uma prática comum na cidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.