A polícia dos costumes: medicina, higienismo e controle da sexualidade no quarto final do século XIX

Autores

  • Emerson Benedito Ferreira Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Palavras-chave:

Higienismo. Medicina. Infância. Onanismo. Michel Foucault

Resumo

A proposta deste artigo consiste em discutir o contexto e o sentido do termo ‘onanismo’ propagado com pontualidade em trabalhos científicos e periódicos da segunda metade do século XIX. A alocução do termo tinha o caráter de coibir a sexualidade de crianças e adolescentes por meio do discurso da enfermidade e da degeneração dos corpos. No compêndio, busca-se de alguma forma relacionar tais discursos médicos oitocentistas produzidos no Brasil com o dispositivo da sexualidade cunhado por Michel Foucault. O material utilizado para análise serão Teses médicas da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e da Bahia, bem como o periódico denominado ‘A Mai de Família’, em um recorte que compreenderá os anos de 1834 a 1897. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Benedito Ferreira, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito) pela Universidade de Ribeirão Preto - (UNAERP - 1999). Especialista em Direito Educacional (2009) e Filosofia da Educação (2011) pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal (FESL) e Pós Graduando em Gestão Estratégica de Pessoas (MBA) pela mesma instituição; Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar na linha de pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade (2014); Desenvolve investigações vinculadas à linha de pesquisa "Diferenças: relações étnico-raciais, de gênero e etária" e participa do grupo de estudos (estudante) sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença vinculado à UFSCar. Atua principalmente nas seguintes áreas: Estatuto da Criança e Adolescente, Sociologia da Infância, do Desastre e da Diferença. Tem interesse nos estudos sobre a história da infância, da família, criminalidade infantil, relações étnico-raciais, abolicionismo penal (tendência estrutural historicista de Michel Foucault), patologias forense, história da criminologia, etc...

Downloads

Publicado

15-04-2018

Como Citar

FERREIRA, E. B. A polícia dos costumes: medicina, higienismo e controle da sexualidade no quarto final do século XIX. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 18, n. 40, p. 73–90, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/11733. Acesso em: 28 dez. 2024.