A polícia dos costumes: medicina, higienismo e controle da sexualidade no quarto final do século XIX
Keywords:
Higienismo. Medicina. Infância. Onanismo. Michel FoucaultAbstract
A proposta deste artigo consiste em discutir o contexto e o sentido do termo ‘onanismo’ propagado com pontualidade em trabalhos científicos e periódicos da segunda metade do século XIX. A alocução do termo tinha o caráter de coibir a sexualidade de crianças e adolescentes por meio do discurso da enfermidade e da degeneração dos corpos. No compêndio, busca-se de alguma forma relacionar tais discursos médicos oitocentistas produzidos no Brasil com o dispositivo da sexualidade cunhado por Michel Foucault. O material utilizado para análise serão Teses médicas da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e da Bahia, bem como o periódico denominado ‘A Mai de Família’, em um recorte que compreenderá os anos de 1834 a 1897.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.