“Lá não tem gay”: fronteira e relações de vizinhança envolvendo gêneros dissidentes e sexualidades disparatadas em Corumbá (MS)

Autores

  • Tiago Duque Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Gênero. Sexualidade. Fronteira. Corumbá. Bolívia

Resumo

Este artigo discute fronteira e relações de vizinhança envolvendo gêneros dissidentes e sexualidades disparatadas na cidade de Corumbá (Mato Grosso do Sul). O referencial teórico para a análise são de autoras/es oriundas/os da teoria feminista e do pensamento de Foucault, muitas/os da linha teórica queer, e outras/os pós-estruturalistas. Metodologicamente utiliza-se de etnografia on-line e off-line, além de entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam para a importância de pensar a realidade fronteiriça via diferentes marcadores sociais da diferença. Além disso, a partir das experiências das/os “efeminadas/os” e/ou “discretos”, eles apontam para as especificidades dos processos de reconhecimento neste contexto de interação entre brasileiras/os e bolivianas/os.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Duque, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Ciências Sociais (UNICAMP), Mestre em Sociologia (UFSCar). Líder do Impróprias - Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças.

Downloads

Publicado

15-04-2018

Como Citar

DUQUE, T. “Lá não tem gay”: fronteira e relações de vizinhança envolvendo gêneros dissidentes e sexualidades disparatadas em Corumbá (MS). Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 18, n. 40, p. 111–124, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/12275. Acesso em: 16 abr. 2024.