Guerra, paz e prejuízos econômicos: O conflito contra as Províncias Unidas e a política de inserção das especiarias no Brasil no século XVII.

Autores

Palavras-chave:

Século XVII. Bahia. Províncias Unidas. especiarias. economia colonial.

Resumo

A guerra contra a República das Províncias Unidas durante seus 65 anos de duração, entre 1598 e 1663, logrou alterar o centro das receitas régias do Índico para o Atlântico. A perda do controle sobre o comércio de especiarias não foi o único custo suportado por Portugal, as cláusulas do acordo de paz também oneraram a economia do Reino por muitos anos.  Em finais do século XVII a Coroa colocou em prática um plano para inserir as especiarias do Oriente no Brasil, visando reaver os lucros perdidos. Como demonstraremos nesse trabalho o plano não teve êxito, devido a questões econômicas, a Coroa não tinha terras livres no Recôncavo para implantação da cultura. Essa conclusão diverge da de outros autores que defendem que questões técnicas, foram responsáveis pelo insucesso do empreendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09-10-2023

Como Citar

CARMO, M. L. Guerra, paz e prejuízos econômicos: O conflito contra as Províncias Unidas e a política de inserção das especiarias no Brasil no século XVII. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 20, n. 43, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/14323. Acesso em: 8 jul. 2024.