REPRESENTAÇÕES DA RELIGIOSIDADE AFRO-AMERICANA NO GÊNERO “HORROR” (SÉC. XX): NOVA HISTÓRIA DO MEDO NO OCIDENTE
Resumo
Analisa as representações coletivas da religiosidade afro-americana na narrativa do gênero “horror”, tomando como recorte temporal as produções de meados do século XX. Objetiva problematizar as narrativas fílmicas que retratam a chamada “mitologia vodu”, assumindo os filmes de horror como mitos modernos que remontam à religiosidade afro-americana, tendo como principal representante o vodu haitiano. Especificamente, busca discutir as relações tensas estabelecidas no contato entre a cultura norte-americana e a cultura local haitiana pós Revolução de Saint-Domingue (1791-1804) que culminaria, a posteriori, nas imagens apresentadas nas narrativas fílmicas de horror. Metodologicamente, a pesquisa adota a visão de Marc Ferro acerca da narrativa fílmica, enxergando o filme como uma “imagem-objeto”. Estabelece-se como premissa a ideia de que esta representação mítica da religiosidade afro-haitiana se dá através de uma rememoração alegorizada das particularidades do processo de formação do Haiti enquanto espaço geopolítico independente, a saber: a) o brutal processo de escravização de corpos e de almas da população africana e afro-americanas; b) a resistência negra; c) a religião e as práticas afrodescendentes; d) o trabalho e a cultura; e) a relação entre homem e meio ambiente; f) a inversão da escravização a partir do mito vodu tradicional do “zumbi” e seus posteriores desdobramentos cinematográficos.
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