Tudo que brilha é ouro-branco - as estratégias das elites algodeiro-pecuarísticas para a construção discursiva do Seridó norte-rio-grandense
Palavras-chave:
Regionalismo, Seridó, Economia algodoeira.Resumo
Neste artigo analisamos como o espaço seridoense foi pensado pela elite algodoeiro-pecuarística do Rio Grande do Norte à época do processo de mudança do eixo político potiguar do litoral para o sertáo, na década de 20. Um dos elementos que assomam do discurso dessa elite é um Seridó - regiáo localizada no semi-árido do estado - apreendido unilateralmente como espaço voltado quase que exclusivamente para a produçáo cotonicultora.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.