Modernidade e tradição nos modernismos do Rio e de São Paulo
Palavras-chave:
Memória, Modernismo, HumorResumo
Este artigo sustenta a idéia de que o modernismo no Brasil náo foi homogêneo, mas que o processo de apreensáo e veiculaçáo da modernidade se deu de forma multifacetada no país durante as primeiras décadas do século XX. Salientando um grupo específico e seu enfoque da modernidade, pretende-se mostrar como o trabalho dos intelectuais humoristas cariocas, por sua proximidade com a propaganda, o cinema e a caricatura - linguagens de comunicaçáo rápida e direta - inseria-se, no campo literário brasileiro, como uma das mais modernas contribuições, com diversas conexões com o modernismo paulista, mas também com uma incestuosa relaçáo com a Academia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.