O teatro da memória e da história: alguns problemas de alteridade nas representações do passado presentes no culto aos mártires de Cunhaú - RN

Autores

  • Luiz Antônio de Oliveira

Palavras-chave:

Memória, História, Antropologia

Resumo


No litoral sul do Rio Grande do Norte, surge um novo santuário com a promoçáo do culto a personagens históricos, 'os mártires de Cunhaú". Neste trabalho é pretendido mostrar como este relato foi elaborado e se constituiu numa trama histórico-religiosa, na qual o passado é teatralizado. Nesta trama, os "santos locais" se tornaram bem aventurados por contraste com as ações antagonistas dos seus agressores, fabricando "alteridades históricas". Na tradiçáo oral do lugar que examinamos, o modelo eclesiástico dos mártires tende a ser reelaborado pela referência a outros personagens da colonizaçáo, que "aparecem" nos monumentos ou na natureza.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-06-2010

Como Citar

OLIVEIRA, L. A. de. O teatro da memória e da história: alguns problemas de alteridade nas representações do passado presentes no culto aos mártires de Cunhaú - RN. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 4, n. 08, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/168. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos