O teatro da memória e da história: alguns problemas de alteridade nas representações do passado presentes no culto aos mártires de Cunhaú - RN
Palavras-chave:
Memória, História, AntropologiaResumo
No litoral sul do Rio Grande do Norte, surge um novo santuário com a promoçáo do culto a personagens históricos, 'os mártires de Cunhaú". Neste trabalho é pretendido mostrar como este relato foi elaborado e se constituiu numa trama histórico-religiosa, na qual o passado é teatralizado. Nesta trama, os "santos locais" se tornaram bem aventurados por contraste com as ações antagonistas dos seus agressores, fabricando "alteridades históricas". Na tradiçáo oral do lugar que examinamos, o modelo eclesiástico dos mártires tende a ser reelaborado pela referência a outros personagens da colonizaçáo, que "aparecem" nos monumentos ou na natureza.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.