Desvendando o viver nas fazendas dos Azevêdo, Carnaúba dos Dantas-RN (1870-1940)
Resumo
Este estudo possibilitou a interpretaçáo do espaço histórico, através das articulações deste com as dimensões sócio-econômicas e com um de seus entes específicos, as práticas culturais que se nutrem da memória de um lugar específico, as Fazendas Azevêdo de Carnaúba dos Dantas. Tal interpretaçáo foi articulada a partir do movimento colonizador empreendido pelas elites no espaço do Rio Grande do Norte, desde o momento em que pela pecuária deu-se a ocupaçáo do Seridó (Século XVII) e da Data da Carnaúba (Século XVIII) até a década de 1940, quando sáo perceptíveis as mudanças e permanências significativas no cotidiano e nos ritos da vida privada das Fazendas Antonio de Azevêdo e Cabrinha de Azevêdo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.