(Im)possibilidades de efetivação da democracia no Brasil: reconstrução histórica de um debate intelectual e político
Palavras-chave:
Democracia, Mudança Social, RepúblicaResumo
No decorrer do século XX foram muitos os embates acerca das (im)possibilidades de efetivaçáo da democracia no Brasil. Seráo analisados três pensadores que a rigor apontam as ações dos setores preponderantes como dotadas de grande responsabilidade no processo de emperramento da democracia. Tais ações estavam marcadas pelo apego ao arcaísmo e às estratégias conciliatórias e pela indisponibilidade de enfrentar os conflitos de interesses e as lutas sociais e políticas que foram ganhando substância desde o período pós-Independência. Euclides da Cunha, Manoel Bomfim e Celso Furtado, através de uma perspectiva histórica, destacam as ações dirigentes indicadoras de resistência à mudança social e política.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.