A “SANTA DA LADEIRA DAS PEDRAS”: A DEVOÇÃO A ISABEL MARIA DA CONCEIÇÃO NO CEARÁ
Resumo
Neste artigo analisamos o processo de formação da devoção a Isabel Maria da Conceição em Guaraciaba do Norte, Ceará. Apresentamos as características que fundaram a crença em sua santidade popular. A devoção foi iniciada a partir de sua morte, quando foi assassinada em 11 de outubro de 1929 pelo marido Antônio Raimundo Nonato da Silva na serra de Reriutaba. Isabel Maria da Conceição é conhecida como a santa das "mulheres espancadas e traídas" o que nos permite discutir sobre o processo de apropriação da sua morte a uma causa: a da luta contra a violência contra as mulheres. Abordamos como o espaço da morte foi resignificado enquanto lugar de memória e de manifestações religiosas e populares da devoção. A beira do precipício, Isabel Maria da Conceição foi morta na frente do seu único filho acusada injustamente de traição. O seu corpo foi jogado serra abaixo. Desta forma, abordamos as discussões acerca dos conceitos de santidade e memória. Para a pesquisa, analisamos entrevistas com devotos, jornais que tratam sobre a morte e devoçãoda Milagreira, fotografias e principalmente os ex-votos encontrados na Capela.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mneme - Revista de Humanidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.