Constantes Inquisitoriais de Estilo: uma introdução à história das ideias processuais penais

Autores

  • Augusto Jobim do Amaral Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

História dos Sistemas de Pensamento, Cultura Penal, Processo Penal, Inquisitorialismo

Resumo

Avançar sobre o terreno da história das ideias processuais penais é perseguir com afinco as configurações que se espreitam no modo de pensar o discurso penal. Assim, o trabalho tem por objetivo perseguir os rastros do estilo inquisitorial voltando-se para a análise da complexa dinâmica político-jurídica de formação dos modos de pensar a cultura penal. Para tanto, estuda o objeto cultural do processo penal desde a validade de suas ideias que tocam o estilo perene do seu atuar inquisitivo buscando traçar uma estética capaz de representar conjunto de forças a compor e dotar certos períodos, como o medievo, de caráter peculiar quanto à arqueologia do poder. Sobretudo, assim, destaca-se ao fim uma operatividade transmissora dos sinais da metástase de estilo e que constitui, em maior ou menor grau, a gênese dos mais diversos modelos processuais da contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Jobim do Amaral, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorado em Altos Estudos Contemporâneos (Ciência Política, História Política e Estudos Internacionais Comparativos) pela Universidade de Coimbra (Portugal). Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Especialização em Ciências Penais pela PUCRS; Pós-Graduação em Direito Penal Econômico e Europeu pela Universidade de Coimbra e Mestrado em Ciências Criminais pela PUCRS. É Professor do Departamento de Propedêutica Jurídica, Direito Penal e Processo Penal da Faculdade de Direito da PUCRS, tendo experiência na área de Direito e História, com ênfase em Ciências Criminais e História das Ideias Penais. Atua, principalmente, nos seguintes temas: cultura penal, violência punitiva e segurança pública.

Downloads

Publicado

21-04-2014

Como Citar

AMARAL, A. J. do. Constantes Inquisitoriais de Estilo: uma introdução à história das ideias processuais penais. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 14, n. 32, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/2225. Acesso em: 28 mar. 2024.