Constantes Inquisitoriais de Estilo: uma introdução à história das ideias processuais penais

Autores/as

  • Augusto Jobim do Amaral Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

História dos Sistemas de Pensamento, Cultura Penal, Processo Penal, Inquisitorialismo

Resumen

Avançar sobre o terreno da história das ideias processuais penais é perseguir com afinco as configurações que se espreitam no modo de pensar o discurso penal. Assim, o trabalho tem por objetivo perseguir os rastros do estilo inquisitorial voltando-se para a análise da complexa dinâmica político-jurídica de formação dos modos de pensar a cultura penal. Para tanto, estuda o objeto cultural do processo penal desde a validade de suas ideias que tocam o estilo perene do seu atuar inquisitivo buscando traçar uma estética capaz de representar conjunto de forças a compor e dotar certos períodos, como o medievo, de caráter peculiar quanto à arqueologia do poder. Sobretudo, assim, destaca-se ao fim uma operatividade transmissora dos sinais da metástase de estilo e que constitui, em maior ou menor grau, a gênese dos mais diversos modelos processuais da contemporaneidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Augusto Jobim do Amaral, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorado em Altos Estudos Contemporâneos (Ciência Política, História Política e Estudos Internacionais Comparativos) pela Universidade de Coimbra (Portugal). Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Especialização em Ciências Penais pela PUCRS; Pós-Graduação em Direito Penal Econômico e Europeu pela Universidade de Coimbra e Mestrado em Ciências Criminais pela PUCRS. É Professor do Departamento de Propedêutica Jurídica, Direito Penal e Processo Penal da Faculdade de Direito da PUCRS, tendo experiência na área de Direito e História, com ênfase em Ciências Criminais e História das Ideias Penais. Atua, principalmente, nos seguintes temas: cultura penal, violência punitiva e segurança pública.

Publicado

21-04-2014

Cómo citar

AMARAL, A. J. do. Constantes Inquisitoriais de Estilo: uma introdução à história das ideias processuais penais. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 14, n. 32, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/2225. Acesso em: 22 jul. 2024.