Constantes Inquisitoriais de Estilo: uma introdução à história das ideias processuais penais
Palabras clave:
História dos Sistemas de Pensamento, Cultura Penal, Processo Penal, InquisitorialismoResumen
Avançar sobre o terreno da história das ideias processuais penais é perseguir com afinco as configurações que se espreitam no modo de pensar o discurso penal. Assim, o trabalho tem por objetivo perseguir os rastros do estilo inquisitorial voltando-se para a análise da complexa dinâmica político-jurídica de formação dos modos de pensar a cultura penal. Para tanto, estuda o objeto cultural do processo penal desde a validade de suas ideias que tocam o estilo perene do seu atuar inquisitivo buscando traçar uma estética capaz de representar conjunto de forças a compor e dotar certos períodos, como o medievo, de caráter peculiar quanto à arqueologia do poder. Sobretudo, assim, destaca-se ao fim uma operatividade transmissora dos sinais da metástase de estilo e que constitui, em maior ou menor grau, a gênese dos mais diversos modelos processuais da contemporaneidade.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.