A felicidade do povo brasileiro: notas sobre a visão do mundo construí­do no discurso oficial a respeito de etnicidade e nações indí­genas no Brasil e os embates de disputa simbólica

Autores

  • Edwin B. Reesink

Palavras-chave:

Ideologia Étnica, Discurso Estatal, Povos Indígenas

Resumo


A língua e as suas classificações é o terrreno de embates, de definições e valorizações de categorias sociais que defendem uma construçáo sociocultural do mundo, a imagem de si mesma e a posiçáo dos outros grupos. Nesse sentido, vale explorar alguns pontos da ideologia étnica no Brasil, com suas imagens do que seja o "brasileiro" e a sua relaçáo com outros, em especial os povos englobados pelo termo "'índio". Os estereótipos e estigmatizações do "'índio" circulam na sociedade em geral, mas esse conjunto de representações também deve ser visto no quadro da concepçáo do Estado-Naçáo que é ativamente propagada pelo Estado Nacional. O exemplo discutido de uma tentativa estatal de formar e conformar as concepções societais, demonstra como um discurso, de aparência anti-racista, mantêm as identidades em jogo fundamentadas nas mesmas noções substancialistas que fundam o racismo e servem para tentar coibir a açáo de movimentos reivindicatórios dos discriminados, índios e negros.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-07-2010

Como Citar

REESINK, E. B. A felicidade do povo brasileiro: notas sobre a visão do mundo construí­do no discurso oficial a respeito de etnicidade e nações indí­genas no Brasil e os embates de disputa simbólica. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 5, n. 11, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/223. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos