GEORG WILHELM FRIEDRICH HEGEL PARA PROFESSORES DE HISTÓRIA

Autores

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir proposições conhecidas da obra de Wilhelm Friedrich Hegel que orientam ou podem orientar o uso crítico de conteúdos substantivos e metahistóricos convencionalmente apresentados aos escolares pelos professores de História no Brasil. Mediante pesquisa bibliográfica que toma como fonte dez textos acessíveis em língua portuguesa, exploramos teses de I. Kant desenvolvidas por Hegel, o conteúdo substantivo da História Universal, ideias de ciência da História e de dialética. Nas conclusões, ressaltamos que as proposições de Hegel são insumos não apenas para a discussão a discussão diária sobre eurocentrismo. Ela deve se expandir para as questões sensíveis e cotidianas que envolvem a experiência alunos brasileiros (preconceitos de raça, religião, biotipo e determinismo mesológico) e para a compreensão de categorias básicas que atravessam a formação do professor de História (as ideias de método histórico, processo histórico e teleologia).

Palavras-chave: Georg Wilhelm Friedrich Hegel, Ensino de História, Professor de História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Itamar Freitas, Universidade Federal de Sergipe

Professsor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e do Programa de Pós-Graduação em Estudos africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Margarida Maria Dias de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Programa de Pós-Graduação em História e do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

12-12-2023

Como Citar

FREITAS, I.; OLIVEIRA, M. M. D. de. GEORG WILHELM FRIEDRICH HEGEL PARA PROFESSORES DE HISTÓRIA. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 24, n. 47, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/30832. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos