GEORG WILHELM FRIEDRICH HEGEL PARA PROFESSORES DE HISTÓRIA
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir proposições conhecidas da obra de Wilhelm Friedrich Hegel que orientam ou podem orientar o uso crítico de conteúdos substantivos e metahistóricos convencionalmente apresentados aos escolares pelos professores de História no Brasil. Mediante pesquisa bibliográfica que toma como fonte dez textos acessíveis em língua portuguesa, exploramos teses de I. Kant desenvolvidas por Hegel, o conteúdo substantivo da História Universal, ideias de ciência da História e de dialética. Nas conclusões, ressaltamos que as proposições de Hegel são insumos não apenas para a discussão a discussão diária sobre eurocentrismo. Ela deve se expandir para as questões sensíveis e cotidianas que envolvem a experiência alunos brasileiros (preconceitos de raça, religião, biotipo e determinismo mesológico) e para a compreensão de categorias básicas que atravessam a formação do professor de História (as ideias de método histórico, processo histórico e teleologia).
Palavras-chave: Georg Wilhelm Friedrich Hegel, Ensino de História, Professor de História.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mneme - Revista de Humanidades
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.