Idéias psiquiátricas sobre as religiões mediúnicas em juiz de fora - MG (1890-1940)
Palavras-chave:
Religiões mediúnicas, Psiquiatria, DiscursosResumo
Neste artigo analiso a presença e instrumentalizaçáo de concepções psiquiátricas acerca das religiões mediúnicas na cidade de Juiz de Fora (MG), em um contexto de repressáo às práticas mediúnicas, de institucionalizaçáo do espiritismo kardecista, de legitimaçáo da medicina acadêmica e de políticas públicas visando a construçáo de uma imagem moderna para a cidade. Os argumentos psiquiátricos, que possuíam legitimidade por serem embasados em caracteres científicos, tendiam a analisar tais religiões como causadoras ou desencadeadoras de alienaçáo mental e também um crime à Saúde Pública, principalmente em relaçáo aos aspectos terapêuticos presentes nas religiões mediúnicas. A questáo será trabalhada a partir de informações obtidas nos jornais locais, além de processos criminais contra a saúde pública e processos cíveis de exame de sanidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.