Cultura jurídica e cultura política nos trópicos: um estudo sobre o caso brasileiro no contexto da Independência

Autores

  • Vanessa Spinosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Brasil – Século XIX, política, justiça, independência

Resumo

O estudo tem como objetivo revisar o tema do Brasil pós-independência e a incorporação   das heranças do período colonizador através de sua própria máquina administrativa e educacional. Como uma combinação entre renovação liberal e referentes monárquicos do passado, o Brasil independente teria em seu aparato administrativo uma mescla que se associava diretamente a toda sua trajetória enquanto colônia, reino unido e país independente. Neste trabalho, privilegiar-se-ão os matizes jurídicos brasileiros, conectando seus principais documentos normativos à lógica liberal, associados aos principais acontecimentos políticos a partir das mudanças e adaptações no mundo legal. Igualmente, se destacará a figura do magistrado e da formação jurídica como fio condutor para a construção e organização da administração imperial do Brasil.

PALAVRAS-CHAVE:

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Spinosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora no Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Caicó. Mestre em História Social pela Pontifícia Univesidade Católica e São Paulo e Doutoranda pela Universidad de Salamanca (Espanha).

Downloads

Publicado

21-04-2014

Como Citar

SPINOSA, V. Cultura jurídica e cultura política nos trópicos: um estudo sobre o caso brasileiro no contexto da Independência. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 14, n. 32, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/3147. Acesso em: 25 abr. 2024.