Cultura jurídica e cultura política nos trópicos: um estudo sobre o caso brasileiro no contexto da Independência

Authors

  • Vanessa Spinosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Keywords:

Brasil – Século XIX, política, justiça, independência

Abstract

O estudo tem como objetivo revisar o tema do Brasil pós-independência e a incorporação   das heranças do período colonizador através de sua própria máquina administrativa e educacional. Como uma combinação entre renovação liberal e referentes monárquicos do passado, o Brasil independente teria em seu aparato administrativo uma mescla que se associava diretamente a toda sua trajetória enquanto colônia, reino unido e país independente. Neste trabalho, privilegiar-se-ão os matizes jurídicos brasileiros, conectando seus principais documentos normativos à lógica liberal, associados aos principais acontecimentos políticos a partir das mudanças e adaptações no mundo legal. Igualmente, se destacará a figura do magistrado e da formação jurídica como fio condutor para a construção e organização da administração imperial do Brasil.

PALAVRAS-CHAVE:

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Vanessa Spinosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora no Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Campus Caicó. Mestre em História Social pela Pontifícia Univesidade Católica e São Paulo e Doutoranda pela Universidad de Salamanca (Espanha).

Published

21-04-2014

How to Cite

SPINOSA, V. Cultura jurídica e cultura política nos trópicos: um estudo sobre o caso brasileiro no contexto da Independência. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 14, n. 32, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/3147. Acesso em: 22 dec. 2024.