Orris Barbosa e Francisco de Medeiros Valle: Memórias da construção do açude itans (Caicó - RN/1932)
Palavras-chave:
Caicó, Itans, MemóriasResumo
Este artigo propõe uma análise das imagens e narrativas produzidas por Orris Barbosa em seu livro "Secca de 32" publicado em 1935 e Francisco de Medeiros Valle em suas memórias na "História do Açude Itans" escrito em 1994. Nosso recorte de análise será perceber como estes dois autores constroem, em suas narrativas, imagens sobre a cidade de Caicó-RN num momento emblemático de sua história. 1932 foi um ano de grande seca e algumas políticas públicas designadas para aquela cidade e áreas circunvizinhas. Caicó passa a ser uma cidade-movimento, de encontros e desencontros. Orris narra suas impressões sobre a cidade ao acompanhar a comitiva de Getulio Vargas e Valle tece suas memórias a partir de suas experiências na frente de trabalho. Sáo olhares que se cruzam e visualizam o espaço vivido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.