Certificando culturas: Inventário e registro do patrimônio imaterial
Palavras-chave:
Patrimônio imaterial, Registro e inventário, Legislação brasileiraResumo
Este artigo se propõe analisar os dois novos instrumentos da política de preservaçáo do patrimônio imaterial brasileiro, o Registro de Patrimônio Cultural e o Inventário Nacional de Referências Culturais. Esse primeiro guarda alguma similitude ao instituto do Tombamento, por ser um dispositivo da lei e por inscrever os bens em livros especiais. Mário de Andrade entendia que agregado ao tombamento deveria haver um estudo detalhado, tanto no caso da obra erudita, quanto da "obra folclórica". O Inventário Nacional de Referências Culturais é um instrumento de política cultural voltado para o conhecimento e identificaçáo de "novos" bens culturais. Sua elaboraçáo e aplicaçáo refletem um momento político particular de disputas sobre as novas narrativas do patrimônio cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.