Os velhos e os novos patrimônios: acerca do processo de remodelação da praça da Sé de Salvador-BA e os patrimônios arqueológico, arquitetônico e social
Palavras-chave:
Patrimônios arqueológico e arquitetônico, Sociedade, Revitalização urbanaResumo
Na história recente do Brasil a passagem do século XX ao XXI parece ter-se feito mais presente que nos outros locais do globo, haja vista a coincidência da comemoraçáo de datas emblemáticas para este território: 500 anos do Brasil e 450 anos de Salvador. Muitos agentes mobilizaram-se em prol de marcar presença, demonstrando "sentimento patrimonialista": empresários do turismo, políticos, artistas, profissionais da cultura, etc. Buscaremos analisar a convergência de novos e antigos patrimônios urbanos na Praça da Sé de Salvador, arquitetônicos e arqueológicos, re-significados em sua última re-modelaçáo, entre 1998 e 2002, bem como a situaçáo social flagrada, em detrimento de todo processo de "revitalizaçáo urbana".
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.