Os velhos e os novos patrimônios: acerca do processo de remodelação da praça da Sé de Salvador-BA e os patrimônios arqueológico, arquitetônico e social

Autores

  • Carlos Alberto Santos Costa

Palavras-chave:

Patrimônios arqueológico e arquitetônico, Sociedade, Revitalização urbana

Resumo

Na história recente do Brasil a passagem do século XX ao XXI parece ter-se feito mais presente que nos outros locais do globo, haja vista a coincidência da comemoraçáo de datas emblemáticas para este território: 500 anos do Brasil e 450 anos de Salvador. Muitos agentes mobilizaram-se em prol de marcar presença, demonstrando "sentimento patrimonialista": empresários do turismo, políticos, artistas, profissionais da cultura, etc. Buscaremos analisar a convergência de novos e antigos patrimônios urbanos na Praça da Sé de Salvador, arquitetônicos e arqueológicos, re-significados em sua última re-modelaçáo, entre 1998 e 2002, bem como a situaçáo social flagrada, em detrimento de todo processo de "revitalizaçáo urbana".

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21-07-2010

Como Citar

COSTA, C. A. S. Os velhos e os novos patrimônios: acerca do processo de remodelação da praça da Sé de Salvador-BA e os patrimônios arqueológico, arquitetônico e social. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 7, n. 18, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/328. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos