Narrativas da saudade: Gilberto Freyre e a escrita de uma história regional
Palavras-chave:
Gilberto Freyre, História regional, SaudadeResumo
O artigo visa mostrar como a visáo regionalista, recorrente nas obras de Gilberto Freyre, refere-se à maneira em que esse autor absorveu e recriou o espaço em que viveu. Fazendo uso da história, Freyre construiu o recorte espacial Nordeste e, ao mesmo tempo, remeteu esse espaço para um passado idealizado, do qual sentia saudades. Portanto, analisaremos duas "narrativas da saudade" (Casa-grande & Senzala e Tempo morto e outros tempos), buscando discutir o uso que Freyre faz da História em nome do regionalismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.