Memórias da fronteira: a fronteira como elemento central na construção e representação das identidades em duas aldeias Raianas do nordeste transmontano Português - Sernande e Pinheiro Velho

Autores

  • Filipa Piecho
  • Manuel Pereira
  • Manuel Teles Grilo
  • Eduardo Araújo
  • Francisco Filipe Pires

Palavras-chave:

Antropologia de fronteira, Contrabando, Guerra Civil Espanhola

Resumo


Ao longo dos dois últimos anos, através de estadias recorrentes em povoações raianas do concelho de Vinhais e utilizando um conjunto de metodologias da Antropologia e da História (como o sáo os levantamentos etnográficos generalizados, a recolha de histórias de vida e a consulta de materiais históricos locais e centrais), este grupo de trabalho tem vindo a tentar aprofundar o conhecimento das dinâmicas de fronteira. Este artigo apresenta dois trabalhos paralelos, realizados nas aldeias de Sernande e Pinheiro Velho, abordando respectivamente eventos subsequentes ao Alzamiento e relações de contrabando. Ambos trabalham os conceitos de fronteira e identidade (e/ou cultura) emergentes nas zonas de orla, analisando num tempo longo as mudanças sofridas.


 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-07-2010

Como Citar

PIECHO, F.; PEREIRA, M.; GRILO, M. T.; ARAÚJO, E.; PIRES, F. F. Memórias da fronteira: a fronteira como elemento central na construção e representação das identidades em duas aldeias Raianas do nordeste transmontano Português - Sernande e Pinheiro Velho. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 7, n. 19, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/339. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos