Análise sobre as condições socioeconômicas do corpo discente da Fatec de São Roque: um diagnóstico pós-pandemia

Autores

Resumo

. Esse artigo direciona o seu foco para a análise sobre as condições socioeconômicas dos estudantes da Fatec de São Roque (SP), visando a coletar informações para o planejamento das atividades acadêmicas, no por vir. Parte do pressuposto de que a pandemia produzida pelo vírus SarsCOV-2 tenha provocado sequelas socioeconômicas e pedagógicas no corpo discente, sendo essencial se conhecê-las – caso existam – para o devido planejamento das atividades em sintonia com a capacidade de respostas dos estudantes. Se trata da apresentação de dados extraídos de uma extensa pesquisa com vistas a se coletar informações socioeconômicas e pedagógicas do corpo discente. O presente artigo apresenta tão somente as conclusões sobre os aspectos socioeconômicos; as conclusões sobre os aspectos pedagógicos são apresentadas noutro artigo. Os dados obtidos revelam que os estudantes foram muito economicamente afetados pelos efeitos da pandemia e que a Fatec deve aperfeiçoar as suas práticas para o melhor rendimento discente. Revelam também que os estudantes advém de uma condição socioeconômica de grande vulnerabilidade, sendo de fundamental importância que, sobre eles, a escola deposite uma atenção deveras especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Antonio Gomes, Cento Estadual de Educação Profissional e Tecnológica Paula Souza

Possui: graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), concluida em1987; especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela Universidade Estadual de Campinas(Unicamp), concluida em 1997; mestrado em Educação pela Unicamp, concluido em 2006 e doutorado emEducação também pela Unicamp, defendido em 2011. É Sociólogo Especialista em Educação Profissional, cominúmeros trabalhos publicados, pesquisas realizadas e concreta experiência nos Setores Público e Privado.Também possui conhecimento e experiência nas seguintes áreas: política científica e tecnológica, políticaeducacional e reestruturação produtiva. Gestor Educacional; grande conhecimento sobre pesquisa e desenvolvimento; pesquisador das demandas educacionais do Século XX, em especial, as impetradas pela Economia do Conhecimento e pelas Tecnologias da Informação. Estudioso da relação entre a educação e a tecnologia. Experiência em gestão educacional. Várias entrevistas concedidas a veículos de comunicação de abrangência nacional. Grande conhecimento e larga experiência nas seguintes áreas: administração pública e privada, educação, mercado de trabalho, política educacional e ciência e tecnologia.

CONTATO: prof.carlosgomes@gmail.com ou (17) 99677 1020.

Clóvis de Souza Dias, Centro Paula Souza

Atualmente exerce o cargo de Diretor de Faculdade na Fatec São Roque SP. Graduado em Processamento de Dados pela Universidade de Franca (1988), Especialista em Análise de Sistemas pela Universidade de Franca (1993) e Mestre em Administração pelo Centro Universitário do Triângulo (2002). A experiência sempre conjugou três áreas: Administração, Educação e Tecnologia. Tem experiências: Na área de Administração, com ênfase em Gestão de Negócios, atuando principalmente nos seguintes temas: plano de qualidade, aspectos sociais, grau de capacitação tecnológica da empresa, planejamento estratégico e financeiro da empresa. Como atuação relevante cita-se a direção geral de empresas de consultoria e a pró-reitoria administrativo-financeira de grupo educacional; Na área de Tecnologia, com ênfase em Gestão de Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento integrado de soluções intra, inter e exter em tecnologia para organizações em geral. Como atuação relevante cita-se a informatização de grupos de concessionários de máquinas agrícolas e de automóveis; Na área de Educação, com ênfase em Avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: programas institucionais de auto-avaliação, programas de avaliação externa de cursos e de instituições, desenvolvimento de ferramentas de suporte e aplicação dos programas de avaliação. Como atuação relevante cita-se a participação na elaboração das Diretrizes e Instrumentos para avaliação externa de IES, dos cursos de graduação e dos cursos superiores de tecnologia (nas modalidades presenciais e EaD) junto ao INEP/MEC. Na Fatec Tatuí SP exerceu as funções de Procurador/Pesquisador Institucional, Coordenador da CPA - Comissão Própria de Avaliação, Membro da Congregação e do Colegiado do Curso de Gestão de Tecnologia da Informação e Professor Nível III com a disciplina de Programação para Internet. Na Fatec São Roque SP exerceu as funções de Procurador/Pesquisador Institucional, Membro dos Colegiados dos Cursos de Gestão Comercial e Sistemas para Internet e Professor Nível III com as disciplinas de Criatividade e Inovação, Negócios Eletrônicos e Programação de Sítios Internet. CÓDIGO DE CONDUTA Meu planejamento e ações de trabalho serão lastreados nos seguintes princípios: Comprometimento; Respeito à hierarquia; Tratamento igualitário, observando-se às regras de isonomia; Transparência do planejamento, das ações e dos resultados; Meritocracia como modelo para criação de valor; Descentralização de ações para uma gestão participativa; Autocrítica para melhoramento contínuo.

Downloads

Publicado

02-02-2024

Como Citar

GOMES, C. A.; DE SOUZA DIAS, C. . Análise sobre as condições socioeconômicas do corpo discente da Fatec de São Roque: um diagnóstico pós-pandemia. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 24, n. 47, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/34791. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos