Análise sobre as condições socioeconômicas do corpo discente da Fatec de São Roque: um diagnóstico pós-pandemia
Resumo
. Esse artigo direciona o seu foco para a análise sobre as condições socioeconômicas dos estudantes da Fatec de São Roque (SP), visando a coletar informações para o planejamento das atividades acadêmicas, no por vir. Parte do pressuposto de que a pandemia produzida pelo vírus SarsCOV-2 tenha provocado sequelas socioeconômicas e pedagógicas no corpo discente, sendo essencial se conhecê-las – caso existam – para o devido planejamento das atividades em sintonia com a capacidade de respostas dos estudantes. Se trata da apresentação de dados extraídos de uma extensa pesquisa com vistas a se coletar informações socioeconômicas e pedagógicas do corpo discente. O presente artigo apresenta tão somente as conclusões sobre os aspectos socioeconômicos; as conclusões sobre os aspectos pedagógicos são apresentadas noutro artigo. Os dados obtidos revelam que os estudantes foram muito economicamente afetados pelos efeitos da pandemia e que a Fatec deve aperfeiçoar as suas práticas para o melhor rendimento discente. Revelam também que os estudantes advém de uma condição socioeconômica de grande vulnerabilidade, sendo de fundamental importância que, sobre eles, a escola deposite uma atenção deveras especial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carlos Antonio Gomes, Clóvis de Souza Dias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.