O cotidiano dos carregadores e vendedores de rua em perspectiva no final do século XIX e primeiras décadas do XX no sul de Minas Gerais

Autores

  • Daniel Camurça Correia Universidade Cruzeiro do Sul

Palavras-chave:

Fotografia. Trabalhadores pobres. Memória

Resumo

Busca-se com este artigo problematizar a realidade de vida e de trabalho dos carregadores e vendedores das ruas do sul de Minas Gerais. Por meio da análise de fotografias do início do século XX, pretende-se observar como foi edificado o discurso relativo à “memória da cidade”, de diferentes espaços urbanos, para entender como a elite política e intelectualizada registrou e cristalizou a imagem de seus trabalhadores pobres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Camurça Correia, Universidade Cruzeiro do Sul

Graduação em história (UFC-2000). Mestre em história (PUC/SP-2003). Doutorado em história (PUC/SP - 2011). Atualmente professor assistente I (40h) do Curso de Ciências Sociais (Ciências Humanas) da Universidade Cruzeiro do Sul.

Downloads

Publicado

27-05-2015

Como Citar

CORREIA, D. C. O cotidiano dos carregadores e vendedores de rua em perspectiva no final do século XIX e primeiras décadas do XX no sul de Minas Gerais. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 14, n. 33, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/3558. Acesso em: 25 abr. 2024.