A SOLDADA DE BÁRBARA: FRAGMENTOS SECULARES DE UMA INFÂNCIA NEGRA

Autores

  • Emerson Benedito Ferreira Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Resumo

Após a abolição da escravidão, houve uma disseminação generalizada da exploração do trabalho infantil entre muitos fazendeiros e membros da elite brasileira. Em Ribeirão Preto, especialmente na segunda metade de 1888, ex-proprietários, respaldados pelo sistema judicial, contratavam os serviços dos filhos e filhas de suas ex-escravizadas, prometendo-lhes vestuário, medicamentos, educação e um pequeno soldo. Essas crianças, que antes eram consideradas ingênuas foram tratadas pelo sistema como órfãs desamparadas. Ao serem submetidas a contratos de soldada, eram frequentemente direcionadas para trabalhos domésticos ou agrícolas, uma realidade que os jornais da época rotulavam como "nova escravidão". Bárbara foi uma destas crianças. Seu registro contará este fragmento de sua vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Benedito Ferreira, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito) pela Universidade de Ribeirão Preto - (UNAERP - 1999). Especialista em Direito Educacional (2009) e Filosofia da Educação (2011) pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal (FESL) e Pós Graduando em Gestão Estratégica de Pessoas (MBA) pela mesma instituição; Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar na linha de pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade (2014); Desenvolve investigações vinculadas à linha de pesquisa "Diferenças: relações étnico-raciais, de gênero e etária" e participa do grupo de estudos (estudante) sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença vinculado à UFSCar. Atua principalmente nas seguintes áreas: Estatuto da Criança e Adolescente, Sociologia da Infância, do Desastre e da Diferença. Tem interesse nos estudos sobre a história da infância, da família, criminalidade infantil, relações étnico-raciais, abolicionismo penal (tendência estrutural historicista de Michel Foucault), patologias forense, história da criminologia, etc...

Downloads

Publicado

27-12-2024

Como Citar

FERREIRA, E. B. A SOLDADA DE BÁRBARA: FRAGMENTOS SECULARES DE UMA INFÂNCIA NEGRA . Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 26, n. 49, p. 1–17, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/35874. Acesso em: 7 jan. 2025.