GRACIELA TAQUINI: MEMÓRIA, ARQUIVO E PATRIMÔNIO FEMININO NA TRAJETÓRIA DA PIONEIRA DA VIDEOARTE ARGENTINA

Autores

  • Alina dos Santos Nunes Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

Este artigo tem como objetivo narrar a trajetória artística de Graciela Taquini no movimento da videoarte argentina a partir da década de 1980. Será aqui explorada a trajetória de Graciela como curadora, gestora cultural e videoartista, sublinhando a preocupação da artista em arquivar não só sua própria obra, mas também as obras de outras artistas argentinas que atuaram e atuam no campo audiovisual, o que pode ser entendido como um esforço em direção à preservação das representações culturais femininas e patrimônio cultural em feminino. Dentre as principais fontes para este trabalho estão uma entrevista oral realizada com Graciela Taquini em julho de 2020, catálogos de exposições que incluíram obras de Graciela, além de alguns ensaios teóricos escritos pela artista. O caminho teórico-metodológico aqui seguido é interdisciplinar, partindo de abordagens provenientes da história cultural, dos estudos audiovisuais e da história das mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-12-2024

Como Citar

DOS SANTOS NUNES, A. GRACIELA TAQUINI: MEMÓRIA, ARQUIVO E PATRIMÔNIO FEMININO NA TRAJETÓRIA DA PIONEIRA DA VIDEOARTE ARGENTINA. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 25, n. 48, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/36168. Acesso em: 21 dez. 2024.