A SOCIOMUSEOLOGIA COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM DISCURSO EMANCIPATÓRIO DAS MULHERES NOS MUSEUS
Resumo
RESUMO
Os museus, enquanto instituições, não devem ser considerados receptores apáticos e neutros, uma vez que a museologia se origina a partir de uma ideia de museu produzida pelo ocidente. Desse modo, as relações das mulheres com os museus se dão a partir da hierarquia de gênero desenvolvida pelo patriarcado, o que ocasiona o apagamento de diversas mulheres no campo artístico e museal. Desse modo o presente artigo surge na tentativa de delimitar fatores importantes a serem considerados para a produção de um discurso museológico que esteja aliado ao pensamento feminista, no intuito de modificar a imagem estigmatizada das mulheres nos museus e na sociedade, levando em consideração os diversos conflitos e opressões propiciados pelo marcador do gênero.
Palavras-chave: exposições; mulheres; sociomuseologia;
ABSTRACT
Museums, as institutions, should not be considered apathetic and neutral recipients, since museology originates from an idea of museums produced by the western. In this way, women's relationships with museums are based on the gender hierarchy developed by patriarchy, which causes the erasure of several women in the artistic and museum. Therefore, this article appears in an attempt to define important factors to be considered for the production of a museological discourse that is allied to feminist thought, with the aim of modifying the stigmatized image of women in museums and in society, taking into account the various conflicts and oppressions caused by the gender marker.
Keywords: exhibitions; women; sociomuseology;
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