Jogo de damas: reflexões sobre o fazer etnográfico e a constituição do campo da raça e gênero no Brasil ( Elizabeth Agassiz e Ruth Landes )
Palavras-chave:
Raça e gênero, Elizabeth Agassiz, Ruth Landes, MulherResumo
O artigo elabora uma comparaçáo entre os escritos de Elizabeth Agassiz na passagem da Expediçáo Thayer, liderada por seu marido Louis Agassiz, pela Amazônia e o trabalho de Ruth Landes sobre os cultos ioruba na bahia dos anos 30, tomando como categorias-chave a raça e o gênero. A partir desta comparaçáo é possível visualizar as transformações nos paradigmas científicos sobre a questáo da raça no contexto de cada trabalho e no papel da mulher brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.