A colonização e a grilagem no Rio Grande do Sul no século XIX
Palavras-chave:
Colonização, Elite fundiária, Mercado de terrasResumo
No Rio Grande do Sul as conturbações políticas, motivaram os investimentos da Coroa em colônias de povoamento. Mas, se por um lado a imigraçáo esteve na base de um projeto do Governo Central, em criar uma base de apoio alternativa aos milicianos gaúchos, por outro, a expansáo do complexo colonial foi conduzida, e disputada, pela elite local interessada no comércio de terras. A colonizaçáo intensificou a grilagem na Província, à medida que ela avançava, crescia o número de fraudes em torno da apropriaçáo das terras públicas. Este processo concentrou um grande patrimônio fundiário nas máos de alguns agentes da colonizaçáo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.