“POR EM ALTO RELEVO O GRANDE QUADRO DO PASSADO”: O INSTITUTO HISTÓRICO DA BAHIA (1856-1864)
Resumen
Nos idos de 1856 foi fundado o Instituto Histórico da Bahia. Tratava-se da pioneira instituição do gênero criada em âmbito provincial no Império do Brasil e que seguia os moldes do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Ao longo de sua efémera trajetória, o sodalício baiano publicou oito edições de uma revista, na qual revelava as nuances de constituição de uma historiografia provincial. Com isso, neste artigo tenho o fito de analisar o projeto historiográfico constituído no âmbito do Instituto Histórico da Bahia no período entre 1856 e 1864. Para isso, mobilizo como fontes os impressos do “Periódico do Instituto Histórico da Bahia”, no qual os sócios publicaram sobre as propostas de escrita da história.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Magno Francisco de Jesus Santos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.











English
Español (España)
Português (Brasil)