O PASSADO E PRESENTE DOS DOCUMENTOS IMPRESSOS: A REVISTA DO IHGRN E A PEDAGOGIUM COMO ESPAÇOS DE SABERES

Autores

Resumo

RESUMO:

Este artigo objetiva discutir como os documentos impressos, públicos, de acesso digital, podem ser úteis ao trabalho do historiador a partir de seu interesse de pesquisa, levando em consideração o caso da Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e a Revista Pedagogium. Isso tudo se dá pelo fato de termos a consciência de que o conceito de fonte dentro da ciência da História passou por ampliações a partir da década de 1970 com novos paradigmas de pesquisas e análises dentro da área da história da historiografia. Pensando no historiador de hoje, entendemos que o trato com as fontes teve que se adequar aos novos usos a partir do avanço da tecnologia, já que com o risco de perder a documentação devido ao tempo, bem como a falta de uma boa gestão e de organização de arquivos públicos, estes estão sendo migrados para o espaço digital e merecem uma atenção dos pesquisadores que dele necessitam. Mediante a isso, este estudo não só debate os saberes produzidos nesses espaços de divulgação, como também discute a importância da digitalização de impressos em acervos digitais para o desenvolvimento de pesquisas.

Palavras-Chave: Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. Pedagogium. Métier historiográfico. Pesquisa digital.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laísa Fernanda Santos de Farias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Historiadora e Mestranda em História dos Sertões (UFRN)

Downloads

Publicado

27-12-2024

Como Citar

FARIAS, L. F. S. de .; SOUSA DA SILVA, L. M.; DE MEDEIROS NETA, O. M. . O PASSADO E PRESENTE DOS DOCUMENTOS IMPRESSOS: A REVISTA DO IHGRN E A PEDAGOGIUM COMO ESPAÇOS DE SABERES. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 26, n. 49, p. 1–22, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/37836. Acesso em: 7 jan. 2025.