REAFIRMAÇÃO DE UM PASSADO GLORIOSO A SERVIÇO DO SALAZARISMO: A PARTICIPAÇÃO DOS LETRADOS DO IHGB NO CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DE 1940
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a participação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e alguns de seus membros durante o Congresso Luso-Brasileiro de História (CLBH), realizado em Lisboa no ano de 1940, como parte da programação da Exposição do Mundo Português. A partir dos textos publicados nos Anais do evento foi possível perceber como os letrados brasileiros apoiaram os interesses políticos do Estado Novo salazarista. Os artigos sobre o período colonial da América Portuguesa, a Independência do Brasil e a formação do Império Brasileiro indicam que os membros do IHGB atuaram em uma narrativa enaltecedora em prol de Portugal, visto como fundamental no processo civilizatório brasileiro. Ainda, investigamos as relações diplomáticas conflituosas entre o Governo varguista e os organizadores do evento em Portugal, principalmente no controle e seleção dos intelectuais brasileiros que participaram do CLBH.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Arthur Torquato, Carla Brandalise
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.