História e poesia na poética de Aristóteles
Palavras-chave:
Aristóteles, História, PoesiaResumo
Com o fim de levantar subsídios para a atual discussáo acerca das fronteiras entre História e Literatura, o artigo analisa de forma introdutória, a definiçáo e o estatuto atribuído a relaçáo História/Poesia na Poética de Aristóteles. Estabelecendo um quadro comparativo, descreve e analisa os pontos fundamentais que a obra coloca na fixaçáo da relaçáo diferencial entre os dois gêneros. Se reveste de grande importância para o campo dos estudos históricos a análise da obra aristotélica, pois dela deriva a fundamental e primeira distinçáo entre o literário e o historiográfico. Com base na Poética, onde Poesia é imitaçáo das ações humanas e História é a narraçáo dos eventos realmente ocorridos, é que estáo alicerçadas as modernas convenções de ficcionalidade e veracidade, conceitos chaves na definiçáo de uma e outra modalidade discursiva. A diferença fundamental que a Poética coloca entre a História e a Poesia está na dimensáo epistemológica, ou seja, no tipo de conhecimento a que cada um dos gêneros leva, a partir da operaçáo que realizam, a imitaçáo poética ou a narraçáo histórica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.