DA MARCHA DA FAMÍLIA COM DEUS PELA LIBERDADE (1964) AO ATENTADO BOLSONARISTA DE 8 DE JANEIRO (2023): A MOBILIZAÇÃO DE SENTIMENTOS LATENTES NA JUSTIFICATIVA DE QUESTIONAMENTOS AO SISTEMA DEMOCRÁTICO
Resumo
Este trabalho apresenta uma análise comparada de elementos discursivos das direitas no Brasil no tempo presente e na ditadura militar, a partir da proposta de Joan Ramon Resina de utilização do conceito de latência como categoria de análise histórica que auxilie a explicar a mobilização de sentimentos políticos no seio da sociedade a partir de estímulos que ativam pré-disposições já existentes. Nossa hipótese é de que esse sentimento latente no Brasil é o anticomunismo que, quando mobilizado a partir de determinados estímulos (evocação de noções como Deus, família e propriedade) serve de subsídio ao questionamento da própria democracia. Para isso, analisamos os discursos e elementos de mobilização de duas manifestações da sociedade civil em defesa de um golpe de Estado: a Marcha da Família com Deus Pela Liberdade em São Paulo (1964) e o atentado de 8 de Janeiro de 2023 em Brasília.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lavínia Izidoro Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.











English
Español (España)
Português (Brasil)