Representações de Jean Baptiste Debret sobre a sociedade escravista brasileira na viagem pitoresca ao Brasil

Autores

  • Selson Garutti SEED - Secretaria de Educação do Paraná

Palavras-chave:

História, Representação, Brasil, Debret,

Resumo

Este artigo apresenta um estudo qualiquantitativo exploratório que tem por objetivo analisar o surgimento do racismo e do preconceito religioso no Brasil através das imagens iconográficas de uma das obras de Jean Baptiste Debret, o livro “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil” (1834 -1839). A abordagem adotada tem como base Meneses (1996) e Chartier (1988). As imagens e textos foram analisados enquanto construções discursivas sob uma perspectiva histórica e conclui-se que, a despeito dos preconceitos do pintor e do seu comprometimento com as elites brancas, não lhe foi possível deixar em segundo plano o racismo e, menos ainda, o preconceito religioso incrustado na sociedade brasileira da época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Selson Garutti, SEED - Secretaria de Educação do Paraná

Licenciado em Filosofia pela USC e História pela UEM, Especialista em Pesquisa Educacional pela UEM e Mestre em Ciências da Religião pela PUCSP. Professor de Filosofia pelo Estado do Paraná. Email:selsongarutti@hotmail.com

Downloads

Publicado

17-10-2015

Como Citar

GARUTTI, S. Representações de Jean Baptiste Debret sobre a sociedade escravista brasileira na viagem pitoresca ao Brasil. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 15, n. 35, p. 198–223, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/4251. Acesso em: 28 mar. 2024.