História e Espaço seridoense entre os séculos XVII e XIX
Palavras-chave:
Seridó, Vila, FreguesiaResumo
Com esse artigo pretende-se demonstrar como o espaço seridoense foi produzido a partir da expansáo pecuarística no âmbito da economia colonial. Discute-se o processo histórico em que esse espaço geográfico foi moldando-se como locus de atuaçáo das elites no período imperial. Territorializaçáo do poder que foi expressa espacialmente dentro dos limites da freguesia e vila - primeiras instâncias administrativas que serviram de referência para a distribuiçáo do poder e para a localizaçáo do Seridó no mundo físico e que, por fim, tornaram-se ponto de partida para a configuraçáo cartográfica desse espaço - recorte geográfico hoje utilizado pelos órgáos de planejamento estatal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.