O “Almenara”: as Religiões Afro-Brasileiras em um periódico de oposição à Federação Espírita Brasileira (meados do século XX)

Autores

  • Artur César Isaia Universidade Federal de Santa Catarina
  • Pedro Paulo Amorim Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Religiões Afro-Brasileiras. Espiritismo. Umbanda.

Resumo

Este texto trata da luta travada por um periódico espírita: o “Almenara”, como porta-voz de uma dissidência frente à Federação Espírita Brasileira. Uma das questões que envolve esta dissidência é a da aceitação como espíritas, das manifestações dos espíritos ancestrais que ocorrem nas Religiões Afro-Brasileiras, notadamente na Umbanda. A publicação em estudo fazia questão de demarcar a fronteira que deveria separar o Espiritismo, codificado por Allan Kardec de uma multiplicidade ritual genericamente abrigadas nas chamadas Religiões Afro-Brasileiras. Esta luta integrou o âmbito maior da contestação de alguns espíritas brasileiros em relação à tentativa de unificação doutrinária encabeçada pela Federação Espírita Brasileira no documento chamado “Pacto Áureo”, firmado em 1949.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-07-2015

Como Citar

ISAIA, A. C.; AMORIM, P. P. O “Almenara”: as Religiões Afro-Brasileiras em um periódico de oposição à Federação Espírita Brasileira (meados do século XX). Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 151–166, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/7106. Acesso em: 19 abr. 2024.