Mário Pedrosa – Professor de História do Colégio Pedro II
Palavras-chave:
Mário Pedrosa. Brasil. História. D. João VI. Colégio Pedro II.Resumo
Este artigo trata de apresentar uma das facetas pouco exploradas de Mário Pedrosa: o de professor de História. Aqui apresentarei a trajetória de Pedrosa como professor do Colégio Pedro II (CPII), desde seu ingresso como professor interino até o concurso à qual ele almejava participar. Professor interino desde 1953 a sua carreira no CPII foi um tanto irregular, entretanto, isso não o impediu de escrever uma tese para concorrer a cadeira de história geral e do Brasil no CPII, em 1955. Com o título Da Missão Francesa – Seus Obstáculo Políticos, a tese não chegou a seu defendia. Por muito tempo esquecida, essa tese foi um dos primeiros estudos a desconfiar de forma direta e documentada da iniciativa exclusiva de D. João VI sobre a vinda desses artistas franceses ao Brasil.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.